O novo ingrediente dos restaurantes de sucesso é a análise de dados estratégicos

 A startup criada por Eduardo Sully e Willian Fortes evidencia a era dos restaurantes 4.0, revolucionada pela análise de dados. 

A receita para um restaurante de sucesso inclui a análise sistemática de dados para tomada de decisões estratégicas, diz a startup que pretende revolucionar o setor de food service. A Food Analytics apresenta a era dos restaurantes 4.0: crescimento e perenidade baseados na análise de dados e informações especializadas.


Para o SEBRAE –  Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, as empresas do futuro são aquelas que tomam suas decisões apoiadas em dados analíticos e estratégicos como forma de se manterem competitivas no mercado. As análises e projeções embasadas em “adivinhações” dão lugar a uma geração de empreendedores que olha para os dados a fim de fazer o seu negócio crescer de forma sustentável, os chamados Data Drivers. 

No setor de food service, essa demanda passa a ser atendida pela Food Analytics, startup recentemente incubada pela MIDITEC – ACATE, com passagem por aceleração na Spin e atuação desde 2017.

Contudo, a Food Analytics já apresentou uma prévia do que é a era dos restaurantes 4.0, uma revolução que para eles, já está acontecendo. A partir deste momento, o setor poderá contar com uma tecnologia especializada em dados de comportamento e operações que inova a forma como os profissionais de food service trabalham.

Os restaurantes 4.0 têm seu crescimento orientado por dados e conhecimento. Sendo assim, definir uma estratégia de sucesso será ainda mais fácil, visto que, tem-se maior segurança na tomada de decisões e domínio sobre os números da empresa.

Com o novo app Food Analytics, os gestores e empresários do setor podem obter informações importantes relacionadas ao negócio identificando pontos de melhorias em diversas áreas da empresa como compras, vendas e controle de estoque. O recurso de registro de hora em hora possibilita que o empresário tenha acesso rápido à indicadores estratégicos como o custo da mercadoria vendida e insumos que comprometem a margem de lucros, para citar alguns.

A Food Analytics analisa as informações por meio de inteligência artificial conectada a operação do restaurante e entrega os conteúdos de acordo com a necessidade para um aprendizado orientado ao resultado desejado. Em paralelo ao dashboard de indicadores, a Food Analytics entende que o empresário precisa ter a sua disposição o conhecimento necessário para a tomada de decisão, embasada nos indicadores comparativos do mercado, bem como na evolução da gestão do restaurante por meio de conteúdos estratégicos e educativos.

Diante de um mercado altamente competitivo e desafiador, o empresário proprietário de restaurantes à la carte poderá contar com um aplicativo que lhe permitirá gerir os custos fixos do restaurante aumentando sua segurança na análise de informações, otimizar sua produtividade por meio de um dashboard especializado e, consequentemente, aumentar a lucratividade do seu negócio com uma gestão singular e moderna embasada em conhecimento.

ACATE Vertical Varejo

Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia
Centro de Inovação ACATE Primavera – Rodovia SC 401, Km 4
Bairro Saco Grande – Florianópolis – SC | CEP 88032-000
Telefone: (48) 2107-2700