Como as lojas estão vendendo durante a pandemia?


O ano de 2020 foi marcado pela nova pandemia, que resultou na quarentena em milhares de cidades ao redor de todo o mundo e, com ela, a necessidade do comércio se adaptar ao meio virtual, já que estavam impossibilitados de continuar com suas lojas físicas.

Nesse artigo vamos abordar como foram feitas essas adaptações ao e-commerce, suas vantagens e como garantir o sucesso de sua loja através de estratégias voltadas para ele!

E-COMMERCE

O e-commerce, também conhecido como loja virtual ou comércio eletrônico, é um site ou aplicativo criado para vender produtos e serviços pela internet. Independente do segmento que determinada loja se encontra, ela ainda consegue fazer parte desse mundo virtual e manter um bom faturamento apenas com esse tipo de venda.

Com o aumento da procura de lojas virtuais nesse ano houve, também, um aumento significativo de lojas virtuais criadas, chegando a um aumento médio de 400% no número de lojas virtuais durante a pandemia, sendo em média 50 mil novas lojas por mês logo nos primeiros meses.

Criar uma loja virtual vai além de apenas possuir um domínio ou uma conta dentro de algum aplicativo. É necessário ter um entendimento sobre como manter seu cliente, mantendo a qualidade do produto/serviço e seu atendimento no mesmo nível de uma venda presencial. 

Visando aumentar o seu sucesso dentro do mundo on-line, trouxemos duas estratégias muito utilizadas no e-commerce: comportamento do consumidor e análise de dados.

COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR

Antes de pensar em estratégias de dados, é necessário entender o seu consumidor. Durante a pandemia foram feitas diversas pesquisas para entender como as pessoas passaram a consumir seus produtos, suas maiores preocupações e mudanças de hábito.

Existem várias maneiras de analisar esse comportamento do seu cliente, podendo ser feito através de pesquisas, questionários e análises de dados. O importante é escolher como fazer esse levantamento pensando no seu público-alvo. Por exemplo: uma loja cujo público-alvo são jovens adultos pode aplicar uma pesquisa em forma de questionário dentro de uma das suas redes sociais, como o Instagram, já que é o meio de comunicação mais utilizado entre seus clientes, facilitando assim o armazenamento de respostas e participação.

Em resumo, esse tipo de estratégia requer uma alta aproximação do comércio com o cliente, buscando analisar seus costumes e hábitos para compreender melhor suas necessidades em relação ao consumo de mercadorias e serviços.

GESTÃO DE DADOS

A gestão de dados é outro assunto que vem ganhando mais força com o passar dos anos. Ela engloba um conjunto de ferramentas e/ou métodos de análise de dados que é capaz de obter informações sobre seu negócio a partir de dados gerados pelo e-commerce. Todos os dados processados pelos computadores ao entrar numa loja virtual podem deixar rastros, e com eles é possível criar essas análises e garantir o funcionamento de forma coesa.

Atualmente, as empresas que mais crescem no mundo utilizam da gestão de dados para criação de estratégias, definição de metas de vendas e para entender o comportamento do consumidor, como já foi citado. Para fazer essa gestão é importante entender sua plataforma de e-commerce. O computador nos fornece inúmeros dados que são processados diariamente, por isso é importante saber coletá-los e, também, entender como interpretá-los para uma análise mais precisa e assertiva.

Uma boa forma de controlar os dados que entram pela sua plataforma é contratando uma empresa especializada, que faz todo o mapeamento de forma analítica, facilitando a tomada de decisões estratégicas, podendo gerar insights para maximizar o potencial do seu negócio!


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